30 de setembro de 2011

Índios Suruí-Aikewaras no JN

Muita gente nunca ouviu falar desse povo, mas é bem legal saber a história deles, um amigo meu, nosso índio albino Gil Xavier trabalhou nesse projeto junto com os índios para o criança esperança e quando encontrei um vídeo falando sobre eles, fiquei até feliz.

A cultura, tradição e o resgate da história dos povos indígenas Suruí-Aikewára são destaque na VII Semana de Comunicação da Universidade da Amazônia - Unama, por meio de exibição de vídeos produzidos pelo projeto "Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias na escola", dirigido pelo jornalista Maurício Neves, que tem como parceiros a Unesco e o Criança Esperança. O lançamento de quatro filmes, que fazem o resgate da história dos povos Surui-Aikewára, é uma das atividades com os índios que também fizeram oficinas de grafismo indígena. A VII Semana de comunicação foi realizada de 19 a 22 de outubro na Unama.
O projeto fez uma busca sobre a cultura, costumes e características dos índios Suruí-Aikewára para que fosse possível produzir materiais que servissem como arquivos históricos sobre a luta e as tradições da etnia. Para Ivânia Neves, professora e uma das organizadoras da semana, este projeto abre espaço de pesquisa sobre novas linguagens e permite aos alunos e pesquisadores um amadurecimento profissional e acadêmico, além de cumprir com o dever que toda universidade deve ter com a responsabilidade social. "A presença dos índios Aikewára durante o evento vai marcar um momento de encontro com os alunos. Embora Belém seja uma cidade bastante influenciada pelas culturas indígenas, vivemos muito distante dos povos da floresta", afirma a professora.
Os indígenas tiveram a oportunidade de participar da criação dos vídeos e mostrar seus relatos. Além de serem beneficiados com aquisição de televisores, dvds e computadores que foram utilizados durante o projeto hoje estão a serviço da comunidade Suruí-Aikewára, que também agora podem ter suas histórias preservadas para que futuras gerações tenham acesso. "Eu gosto que me filmem. Se eu morrer, os filhos dos meus netos vão poder saber das nossas histórias", comenta Arihêra Suruí.
Suruí-Aikewára - informações
Os Aikewára são um Povo Tupi que habitam na região Sudeste do Estado do Pará, na Área Indígena Sororó, pertencente aos municípios de Marabá, São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia que no passado constituíam o território Aikewára, antes da demarcação de suas terras. A Área Indígena Sororó está localizada aproximadamente a 100 km de Marabá, a 50 km de São Domingos do Araguaia e a 55 km de São Geraldo do Araguaia.
Blog da Funai

 

O projeto infelizmente chegou ao fim, mas existem muitas coisas boas que ficaram, e espero que outras tribos queiram saber mais sobre o assunto.

quer saber mais sobre eles acessa o blog oficial (aqui)

0 comentários:

 
Copyright 2010 A Tribo das Piriguetês. Powered by Blogger
Blogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase