27 de junho de 2010

Pavulagem e Igarapé


O dia foi bem proveitoso para nossas índias, até outra índia muito mais piriguetês que nós da tribo apareceu por lá, logicamente foi bem vinda... estivemos na corda do peixe-boi nos divertindo no arrastão do pavulagem. ouvindo um pouco do folclore, ou vocês acham que índio só quer apito??? a manifestação popular nos deixou mais maravilhadas, até porque o deus Tupã ordenou que o sol não parasse de brilhar, e sempre quando há um solzinho porreta desses, a gente tem que aproveitar não é verdade???
ao termino da peregrinação (é gente andar no sol de escaldante no topo dos nossos ornamentos: NINGUÉM MERECE!!!) a nossa pajé teve uma idéia vinda dos deuses da floresta: "Índias Piriguetês, olhando para esse céu azul, pergunto a vocês minhas queridinhas (mentira ela não nos trata assim) vamos nos purificar na mata hoje?"
Pegamos nossas coisinhas, ainda fomos na oca da grande pajé para nos alimentarmos, para não ficarmos como folhas no vento, caindo pelo caminho. 
Todas nós estávamos desprevinidas, ninguém lembrou ao menos das vestes para a cerimônia de purificação, no entando nossa pajé que estava muito interessada em beber a água de alto teor alucinógeno, que ela gosta de beber (ICE), insistiu tanto que acabamos por usar as vestes da própria pajé... 
O dia foi de muito igarapé, animais, conversas, purificação... foi um dia hiper cansativo para todas, até a filha da nossa pajé teve um momento de cansaço, tadinha a curumim ficou arrasada com tanta cerimônia. Enfim, ao fim de todo o ritual estávamos cansadas, mas com a alma lavada para qualquer coisa que viesse no dia.
Esperamos indiozinhos em breve colocar mais de nossas aventuras... e continuem acompanhando nossos rituais, com certeza terão coisas muito interessantes para lerem.

fiquem com o deus Tupã queridinhos

0 comentários:

 
Copyright 2010 A Tribo das Piriguetês. Powered by Blogger
Blogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase